Ismail kadare biografia

Ismail Kadare (nascido em 28 de janeiro de 1936) é um escritor albanês, considerado um dos mais importantes e influentes autores da literatura albanesa do século XX.

Nasceu em Peqin, uma cidade no centro da Albânia, em uma família de classe média. Seu pai era um professor e sua mãe uma professora de música. Kadare começou a escrever poemas e contos ainda jovem e publicou seu primeiro livro de poemas, "Mëngjes në faqen e një shtëpi" (Manhãs na porta de uma casa), em 1957.

Em 1960, Kadare se mudou para Tirana, a capital da Albânia, onde trabalhou como editor e crítico literário para a revista literária "Nëntori". Durante este período, ele começou a escrever romances e dramas, que foram publicados em periódicos e revistas.

Em 1963, Kadare publicou seu primeiro romance, "Gjenerali i ushtrisë së vdekur" (O General do Exército Morto), que foi um sucesso crítico e comercial. O romance foi considerado um dos primeiros trabalhos de ficção albanesa que abordava temas políticos e sociais.

Durante a década de 1970, Kadare tornou-se um dos escritores mais populares e respeitados da Albânia, e sua obra foi traduzida para várias línguas, incluindo o inglês, francês, alemão e italiano.

Em 1990, Kadare se mudou para Paris, onde continuou a escrever e a publicar seus trabalhos. Ele foi premiado com o Prêmio Médicis Estrangeiro em 2005 e o Prêmio Prince of Asturias de Letras em 2009.

Kadare é conhecido por suas obras que abordam temas como a história, a política, a sociedade e a cultura albanesa. Seus romances e contos são caracterizados por sua linguagem rica e sua habilidade em criar personagens complexos e histórias intrigantes.

Alguns de seus trabalhos mais famosos incluem:

Kadare é considerado um dos maiores escritores da literatura albanesa e uma das figuras mais importantes da cultura albanesa do século XX.